Sobre

Ermelo é uma freguesia portuguesa do concelho de Mondim de Basto, situada entre as serras de Alvão e Marão. Dona de uma área 40,36 km² e cerca de 500 habitantes (ano de 2011). Densidade: 12 hab/km².

A povoação de Ermelo teve forais, sendo o primeiro concedido por D. Sancho I em Abril de 1196 e posteriormente confirmado no segundo quartel do século XIII (1218) pelas mãos de Afonso II. O segundo foral foi concedido por D. Manuel I a 3 de Junho de 1514, estes dois forais tiveram papeis preponderantes, elevando esta povoação a vila e sede de concelho. O concelho era constituído pelas freguesias de Bilhó, Campanhó, Ermelo, Pardelhas e Lamas de Olo.

Em 1801, possuía 2 091 habitantes. Após as primeiras reformas administrativas do Liberalismo, passou a integrar também as freguesias de Campeã, Quintã e Vila Cova. Tinha, em 1849, 4 314 habitantes. Em 31 de Dezembro de 1853, o concelho foi extinto, sendo as suas freguesias divididas entre os concelhos de Mondim de Basto e Vila Real.

A perda de importância, associada aos crescentes afastamentos dos pólos de desenvolvimento, ao isolamento e interioridade, viriam a reflectir-se gradualmente, no século e meio seguinte, no desenvolvimento económico e na evolução demográfica.

Deixe um comentário